A ponte Golden Gate Bridge é um exemplo bem acabado de construção que foi muito além de sua função original - ligar Marin County à cidade de San Francisco, para tornar-se o símbolo principal desta última.
As elegantes torres mergulhadas nas gélidas águas da baía desafiam os imprevisíveis ventos e correntes (e um mar de neblina), concretizando o sonho de seus projetistas, Joseph Strauss, Charles Ellis, Leon Moisseiff.
À época de sua finalização, em 1937, era a maior estrutura do mundo. Com quase 3 quilômetros de comprimento e mais de 200 metros de altura, a experiência de se passar sob seu vão livre confere as reais dimensões desse colosso que redefiniu a engenharia civil no século 20.
As elegantes torres mergulhadas nas gélidas águas da baía desafiam os imprevisíveis ventos e correntes (e um mar de neblina), concretizando o sonho de seus projetistas, Joseph Strauss, Charles Ellis, Leon Moisseiff.
À época de sua finalização, em 1937, era a maior estrutura do mundo. Com quase 3 quilômetros de comprimento e mais de 200 metros de altura, a experiência de se passar sob seu vão livre confere as reais dimensões desse colosso que redefiniu a engenharia civil no século 20.
A travessia da ponte é permitida ao longo do ano (mas esteja agasalhado, pois o frio é cortante) e muitos o fazem a pé ou de bicicleta. Para tirar fotos, os pontos clássicos são junto à praça de pedágio sul, as colinas do Golden Gate National Recreational Area, a noroeste, e a praia Baker Beach, a sudoeste.
O Estreito de Golden Gate é uma garganta em uma cadeia de montanhas que foi cortada por um antigo rio que passava pelo que era, até 10.000 anos atrás, um vale seco. Isso foi quando o nível do mar era 100 metros mais baixo do que hoje.
O derretimento do gelo causado pelo fim da última Era Glacial elevou o nível do mar e as águas do oceano voltaram lentamente para a garganta do rio, formando a Baía de São Francisco. Atualmente, 60% da chuva e da neve que caem no Estado da Califórnia ainda escoam pelo Golden Gate.
O derretimento do gelo causado pelo fim da última Era Glacial elevou o nível do mar e as águas do oceano voltaram lentamente para a garganta do rio, formando a Baía de São Francisco. Atualmente, 60% da chuva e da neve que caem no Estado da Califórnia ainda escoam pelo Golden Gate.
O Estreito de Golden Gate é a causa das marés fortes, dos ventos frequentes, do nevoeiro e da maresia, todos aspectos que são verdadeiros desafios para a construção de pontes. Além disso, a terrível Falha de San Andreas, causa do terremoto de 1906 em São Francisco, está a apenas 11 quilômetros (7 milhas) da costa.
Pedestres, incluindo ciclistas e cadeirantes podem trafegar numa área exclusiva da ponte, durante a luz do dia. Skates, patins e afins não são permitidos. Visitantes podem apreciar toda a cidade de San Francisco em ambos os lados (norte e sul) da Golden Gate e com direito a estacionamento.
A GOLDEN GATE BRIDGE (EM PORTUGUÊS: PONTE DO PORTÃO DE OURO) É A PONTE LOCALIZADA NO ESTADO DA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS UNIDOS, QUE LIGA A CIDADE DE SÃO FRANCISCO A SAUSALITO, NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO FRANCISCO, SOBRE O ESTREITO DE GOLDEN GATE.
A PONTE É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DA CIDADE, UMA DAS MAIS CONHECIDAS CONSTRUÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS, E É CONSIDERADA UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS CIVIS.
NO INÍCIO DO SÉCULO XX, ESPECIALMENTE APÓS O TERREMOTO DE 1906, A CIDADE DE SÃO FRANCISCO PASSOU POR UM PERÍODO DE ASCENSÃO ECONÔMICA E IMEDIATAMENTE SURGIU A NECESSIDADE DE CONECTÁ-LA COM AS REGIÕES VIZINHAS A FIM DE DESENVOLVER A ECONOMIA NAS CIDADES AO REDOR DA BAÍA DE SÃO FRANCISCO.
A CIDADE DE SÃO FRANCISCO É TOTALMENTE CERCADA DE ÁGUA POR QUASE TODOS OS LADOS, O QUE FAZ DELA UMA PENÍNSULA. A NECESSIDADE DE SE CONECTAR COM AS REGIÕES VIZINHAS TOMOU A FORMA DE UMA ESTRUTURA RODOVIÁRIA.
A IDEIA DE UMA PONTE CRUZANDO O GOLDEN GATE SURGIU PELA PRIMEIRA VEZ NUM ARTIGO DO JORNALISTA JAMES WILKINS EM 1916. A IDEIA REPRESENTAVA UM GRANDE DESAFIO, JÁ QUE O GOLDEN GATE ERA CONHECIDO PELOS FORTES VENTOS E CORRENTEZA E NAQUELA ÉPOCA TAL ESTRUTURA ERA CONSIDERADA IMPOSSÍVEL DE SE CONSTRUIR.
O NOME DA PONTE FOI ESCOLHIDO EM 1927, QUANDO MM O'SHAUGHNESSY, IMPORTANTE ENGENHEIRO DE SÃO FRANCISCO MENCIONOU A PONTE COMO GOLDEN GATE BRIDGE, REFERINDO-SE AO ESTREITO. A DIFICÍLIMA TAREFA DE PROJETAR TAL ESTRUTURA FICOU A CARGO DO ALEMÃO JOSEPH STRAUSS.
EMBORA NÃO TIVESSE NENHUMA EXPERIÊNCIA COM PONTES SUSPENSAS, STRAUSS FECHOU CONTRATO COM A PREFEITURA E PROJETOU A PONTE QUE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA EM JANEIRO DE 1933 E CONCLUÍDA EM 1937.
EMBORA NÃO TIVESSE NENHUMA EXPERIÊNCIA COM PONTES SUSPENSAS, STRAUSS FECHOU CONTRATO COM A PREFEITURA E PROJETOU A PONTE QUE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA EM JANEIRO DE 1933 E CONCLUÍDA EM 1937.
A GOLDEN GATE BRIDGE É UMA PONTE PÊNSIL. COM 2.737 METROS DE COMPRIMENTO TOTAL, INCLUINDO OS ACESSOS, E 1.966 METROS DE COMPRIMENTO SUSPENSO, SENDO A DISTÂNCIA ENTRE AS DUAS TORRES DE 1.280 METROS.
ESTAS TORRES DE SUSPENSÃO, POR SUA VEZ, ERGUEM-SE A 227 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, SUPORTANDO OS CABOS QUE, NAS PONTES COM ESTA ARQUITETURA, SUPORTAM O TABULEIRO SUSPENSO.
ISTO SIGNIFICA QUE OS DOIS CABOS PRINCIPAIS QUE A SUPORTAM TÊM DE ESTAR PREPARADOS PARA SUPORTAR TODO O PESO DO TABULEIRO E DOS CABOS QUE PARTEM DOS CABOS PRINCIPAIS. CADA UM DESTES, POR CONSEGUINTE, TEM UM DIÂMETRO DE 92 CENTÍMETROS, SENDO FORMADO POR 27.572 CABOS MENORES.
ISTO SIGNIFICA QUE OS DOIS CABOS PRINCIPAIS QUE A SUPORTAM TÊM DE ESTAR PREPARADOS PARA SUPORTAR TODO O PESO DO TABULEIRO E DOS CABOS QUE PARTEM DOS CABOS PRINCIPAIS. CADA UM DESTES, POR CONSEGUINTE, TEM UM DIÂMETRO DE 92 CENTÍMETROS, SENDO FORMADO POR 27.572 CABOS MENORES.
foto - ultrad.com.br
DESDE QUE FOI TERMINADA, A PONTE JÁ FOI INTERDITADA CINCO VEZES POR CAUSA DOS VENTOS (1951, 1982, 1996 E 2005). OS VENTOS DE 1982 FORAM PARTICULARMENTE FORTES O SUFICIENTE PARA FAZER MOVIMENTOS VISÍVEIS NA PONTE, ONDULANDO PARA OS LADOS.
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fonte dos textos e fotos: Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / Divulgação /
DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO
OS SONHOS QUE SONHEI
MÁQUINA DE FAZER AR
Estava num local onde havia um cômodo e uma espécie de armário, com as duas portas do mesmo, abertas. Havia uma espécie de máquina dentro deste armário, que continha alguns vidros de laboratório. Estava coletando o ar para fazer uma análise de sua qualidade. De repente a tal máquina começou a fazer um barulho diferente e a tremer toda. Vi que estava tendo problemas. Não sabia o que fazer. Então comecei a balançar o armário, para ver se consertava tudo.
Mas não adiantou Nisto chegou algumas pessoas dizendo que não conseguiam respirar. Disse que a máquina tinha dado problemas e não queria fabricar mais ar.
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